TRANSMISSÃO AO VIVO EM EVENTOS
- Elshaday Produções

- 27 de fev. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2023

A transmissão ao vivo em eventos tornou-se uma tendência em 2021, consequência do distanciamento social exigido pela pandemia. Normalmente, as transmissões eram realizadas após gravação e disponibilizadas para assinaturas, mas com a pandemia a transmissão ao vivo em eventos tornou-se uma excelente maneira de interação e bastante participação aos eventos que recorrem a esse tipo de realização. Esse tipo de evento requer bastante investimento em equipamentos e infraestrutura, assim como a escolha de um espaço adequado e capacitação dos apresentadores e expositores para que possam ter o melhor desenvolvimento dos temas apresentados. Nesses casos, a participação do público é bastante intensa, e nesse sentido é preciso estabelecer regras constantes das divulgações e convites a ser distribuídos aos participantes. Razões para realizar transmissão ao vivo em eventos A trasmissão ao vivo em eventos tornou-se uma realidade e é uma excelente maneira de manter os eventos com atratividade e grande audiência. A tecnologia é uma das grandes – se não a maior – aliadas nesse momento da realização de eventos, pois você não precisa de deslocamentos muito grandes ou mesmo exposição a fatores de insegurança. Um evento com transmissão ao vivo pode ser acompanhado sem limitação de distância e assim ter muito mais relevância quanto a aumentar a audiência e ter participação em qualquer lugar do planeta. A possibilidade de usar plataformas de boa qualidade permite que os eventos possam ser mais criativos e incentivar a participação e interação entre todos.
Vantagens na transmissão ao vivo em eventos
As vantagens na transmissão ao vivo em eventos já contam com um diferencial, a priori: propicia aos participantes, expositores e convidados a se sentir como partes de algo importante. Sobretudo em comparação a eventos gravados.
Além desse importante fator, podemos elencar as seguintes vantagens nesse tipo de transmissão:
Facilita o acesso de participantes e atrações, permitindo acessos com bastante simplicidade e muita eficiência;
Reduz custos diretos com hospedagens, transportes, alimentação e contratação de serviços de apoio presencial;
Amplia a quantidade de participantes e permite que o evento seja acompanhando por um número sem limites de pessoas;
Aumenta a divulgação e as condições de conseguir patrocinadores;
Fortalece e fideliza a marca, quando as condições de transmissão apresentam diferenciais e que possam ser bem avaliados pelos participantes;
Permite uma interação muito maior com a possibilidade de manter os participantes sempre atentos;
Tem mais possibilidades de conversão de leads por serem disponibilizadas chances de contatos em tempo real com participantes e que possam se tornam clientes da marca;
Trabalhar no conteúdo de qualidade e aumentar o interesse, inclusive com a possibilidade de disponibilizar conteúdos complementares, pós-eventos, e gerar receitas com essa estratégia.
Cuidados para realizar uma boa transmissão
Existem alguns cuidados quanto à estrutura necessária para o sucesso de uma transmissão ao vivo em eventos:
Conte com a melhor equipe de produção de vídeos que puder, nunca use amadores e sim sempre profissionais que possam oferecer as melhores condições para que o evento seja realizado com qualidade; sendo assim, é importante avaliar a parceria com uma consultoria que possa auxiliar nesse processo;
Escolha um espaço adequado para que sejam realizadas as transmissões com a estrutura e o conforto necessários ao bom andamento da transmissão;
Invista numa conexão que seja a mais segurança e de alta performance para evitar transtornos e interrupções durante a transmissão;
Escolha a melhor plataforma que possa controlar os acessos e manter seu evento em boas condições para os participantes;
Cuide dos detalhes do ambiente de onde será transmitido o evento, como iluminação, som, imagem e equipamentos de suporte, entre geradores e outros recursos que possam garantir a realização do evento.
Como realizar uma transmissão ao vivo em eventos
Na transmissão ao vivo em eventos, é necessário o uso de uma plataforma de qualidade que possa manter a comunicação entre todos de maneira adequada e que seja moderna o suficiente para efetuar o controle de atividades e andamento do evento.
Porém, a plataforma deve usar uma das seguintes ferramentas disponíveis na internet:
YouTube Live, a principal ferramenta para transmissões on-line e que dispõe de recursos para acesso por computadores, tablets ou celulares, sendo bastante versátil para permitir acessos de forma mais democrática e simples.
Tem a vantagem de ser relacionada a maior rede social do planeta, o que é bastante amigável a todos os participantes, porém ela tem um limite de acessos mínimos de mil participantes pelos celulares.
Caso esse mínimo não seja atingido, a transmissão ocorrerá apenas para computadores.
Zoom Meeting: interações de boa qualidade, sendo uma boa ferramenta para as pessoas interagirem em seus eventos.
Conclusão: transmissão ao vivo em eventos é importante A transmissão ao vivo em eventos é uma realidade e uma tendência, dessa maneira ela se tornou um casamento perfeito para quem deseja ampliar a audiência e consolidar a marca de sua empresa, com maior alcance. Quando a transmissão ao vivo em eventos utiliza elementos inovadores e que garantam maior atenção e uma avaliação positiva dos participantes, os resultados ficam muito mais visíveis em acessos e fidelização à marca que estará realizando eventos desse tipo. Essa parceria de realização on-line é perfeita para um evento de sucesso e deve ser incentivada. Deixe um comentário sobre este artigo e conte se transmissão ao vivo em eventos já é uma realidade para seu trabalho.




Comentários